A segunda-feira, dia 21, foi movimentada na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Além do retorno das aulas e demais atividades acadêmicas, o segundo semestre de 2023 começou com a Acolhida Institucional, seguida pela Aula Magna "Os desafios da Educação Superior no Brasil", ministrada pelo presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi, e pela palestra "Gestão Além da Planilha" com o ex-futebolista, Paulo César Tinga.
A programação foi híbrida. Ambas as atividades do primeiro dia foram transmitidas nos campi da Unipampa e abertas com apresentações musicais. A etapa presencial da Acolhida Institucional ocorreu no Campus Bagé, com a presença do vice-reitor, Marcus Querol, da pró-reitora de Graduação, Claudete Martins, do pró-reitor adjunto de Graduação, Pedro Dorneles, da pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ana Paula Manera, e do diretor do Campus Bagé, Alessandro Bica. Participaram virtualmente o reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, diretamente do Campus Alegrete, e o conferencista, Luiz Curi, além de outros gestores da Instituição.
Palestra Gestão Além da Planilha por Paulo César Tinga
Na palestra "Gestão Além da Planilha", Paulo César Tinga falou sobre sua trajetória, desde a infância até os dias atuais. Compartilhou suas experiências e a sua curiosidade, característica, segundo ele, que nunca o fez parar e responsável por aprender sobre diferentes áreas. Para o ex-jogador da dupla Grenal, não existe mágica para o sucesso, o que pode mudar nossa história é o trabalho.
Tinga disse que, desde muito cedo - ainda criança, entendeu que somente por meio do trabalho poderia mudar a sua história e, que além disso, o mais importante está na tomada de decisão. "Temos decisão para tomar todos os dias. Se você decidir não fazer nada, você não vai receber nada também", afirmou. O ex-futebolista ainda disse que para a tomada de decisão é preciso coragem e, por isso, muitas vezes, é necessário fazer algo mesmo com medo.
Ao longo de sua palestra, Tinga falou sobre a importância da curiosidade: "o que move o mundo são as perguntas", destacou. Da mesma forma, o empreendedor acredita que inovar é simples, porém, não é fácil. Ele exemplificou sobre a entrega de algum produto/serviço para solucionar um problema. "Se tu queres inovar, empreender, precisa focar na solução". Além disso, o palestrante abordou a importância de ser confiável: "se quer empreender, seja confiável", disse.
Por fim, Tinga fez uma reflexão sobre o tempo, que é a única coisa que todos nós temos igual: 24h por dia. Destacou ainda a necessidade de aproveitar o "tempo presente" e agradeceu os participantes pelo tempo disponibilizado para ouvi-lo. O ex-futebolista ainda respondeu algumas perguntas da plateia.
A palestra com Tinga ocorreu em Alegrete e contou com a presença do reitor, do diretor do Campus Alegrete, Ederli Marangon, e de demais dirigentes da Instituição. Também estavam presentes as representações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Sicredi, parceiros do evento.

Comentários: