Em reunião na tarde desta segunda-feira (12) no Espaço Cultural Ney Paiva, o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Sílvio Machado, reuniu-se com as equipes do Caminho da Luz e da APAE. A intenção foi realizar o convite para que as duas instituições façam uma partida amistosa para marcar o início do Campeonato Citadino de Futsal de Bagé. A data prevista é 22 de maio, às 19h, no Ginásio Militão. Também participaram do encontro os vereadores Rafael Fuca (Progressistas) e Ana Paula Moreira (PT), que idealizaram a proposta.
Fuca falou sobre a ideia, que visa não apenas a abertura do campeonato, mas uma iniciativa importante que trata de inclusão. "Será um marco histórico para a cidade, com a principal competição de futsal do município envolvendo duas instituições como Caminho da Luz e APAE, com uma trajetória que dispensa apresentações. É uma parceria que envolve união, acima de interesses partidários e que envolve os poderes Executivo e Legislativo", manifesta o vereador.
Ana Paula ressaltou a importância das instituições participarem de eventos do município e enfatizou como o esporte pode ser uma ferramenta de acessibilidade e inclusão - a vereadora é formada em Educação Física. "Sempre amei esportes e essa ação da Sejel une as instituições ao redor de um tema importante para todos", salienta a parlamentar.
Machado lembra que o amistoso deve marcar o início de ações da Sejel voltadas para a acessibilidade, ressaltando que o Militão se torna um espaço público para toda a comunidade. O secretário destacou que conversou com os vereadores sobre a possibilidade de realização de eventos de caráter regional ou mesmo estadual voltados a pessoas com deficiência. "Isso dá visibilidade ao tema da inclusão e o esporte é fundamental para mostrar a sociedade que todos podem aproveitar esses espaços que o município oferece", ressalta o secretário.
O presidente da APAE, Marco Antônio Bidone, reforça a importância do citadino de futsal ser marcado por uma partida envolvendo as instituições. "Isso é a verdadeira inclusão, para os assistidos será fantástico, mostrando que, acima de qualquer tema político há um bem maior, que será apresentado à comunidade, valorizando o trabalho que realizamos", constata.
A gerente administrativa do Caminho da Luz, Victória Frantz, reitera que a instituição fica honrada com o convite e feliz com a parceria. As equipes do Caminho da Luz e da APAE serão mescladas, a partir de um processo de inclusão já na montagem das equipes. "A prática esportiva é um dos pilares da nossa instituição e essa partida será inesquecível para os assistidos, um marco como ferramenta de inclusão", acrescenta.
Foto: Emanuel Muller
Comentários: