Bagé 24 Horas - Sua fonte de notícias na cidade de Bagé - RS

Segunda-feira, 08 de Junho de 2026
Baliza deixa de ser etapa obrigatória no teste para obtenção da primeira habilitação no RS

Geral
717 Acessos

Baliza deixa de ser etapa obrigatória no teste para obtenção da primeira habilitação no RS

Medida está alinhada com as deliberações nacionais e passa a valer na quarta-feira (4/2) no Estado

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governo do Estado definiu que o processo da primeira habilitação no Rio Grande do Sul não requer mais o exame de baliza. A atualização ocorreu após a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção, no domingo (1º/2), pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A decisão no âmbito do DetranRS, adotada nesta terça-feira (3/2), passa a valer a partir de quarta-feira (4/2).

A avaliação durante o exame prático passa a ser concentrada na etapa de circulação, na qual o candidato realiza um trajeto em via pública. O percurso permanece nos mesmos moldes vigentes, testando a condução do veículo em condições convencionais de trânsito. A prova será finalizada com a manobra de estacionamento do veículo.

Seguindo as orientações da Senatran, a medida adotada pelo DetranRS está alinhada ao Manual Brasileiro de Exames de Direção e à Resolução 1.020/2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que instituiu a CNH do Brasil e promoveu alterações na norma para formação de condutores no país.

Fonte: Ascom DetransRS / Foto: Divulgação DetranRS

Comentários: