O prefeito Luiz Fernando Mainardi recebeu, nesta sexta-feira (16), o deputado federal Paulo Pimenta (PT) em Bagé para dialogar sobre pautas de interesse do município. Durante o encontro, junto ao vice-prefeito Beto Alagia, secretários e representantes do legislativo municipal, o prefeito apresentou demandas do município ao deputado, o qual destacou que fará um movimento para buscar recursos e soluções junto ao Governo Federal, para atender a essas demandas.
Na oportunidade, estiveram em pauta temas como a reforma do Clube Comercial, uma solução para a obra inacabada do Cine Hotel Consórcio no Calçadão e o curso de Medicina para Bagé.
Pimenta reafirmou seu compromisso em apoiar as demandas, destacando a importância de trabalhar para fortalecer a Rainha da Fronteira. “Bagé, em determinado momento, era uma cidade que a gente usava como exemplo, não só no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil. Esse é o desafio, voltar a ter Bagé com essa referência. Aqui, nós temos tudo para isso, nós temos um time experiente, nós temos um time afinado neste projeto. Então eu tenho uma expectativa muito positiva com esse novo governo do Mainardi”, afirmou o deputado.
Reformas do Clube Comercial
Um dos lugares visitados foi o prédio do antigo Clube Comercial, adquirido pelo Município em 2020, durante a gestão anterior. O prédio que já foi palco de grandes eventos na cidade necessita de uma revitalização e reforma em sua infraestrutura para voltar a ser utilizado como ponto de referência para a realização de atividades culturais. Durante a visita, foi discutida a importância de recuperar e melhorar o espaço, estratégias para captação de recursos, e como o lugar será usado futuramente.
Uma solução para o problema histórico do Calçadão
Outro lugar visitado pela comitiva foi o Calçadão de Bagé. Na oportunidade, Mainardi explicou a Pimenta o impasse envolvendo o prédio do antigo Cine Hotel Consórcio, o qual foi descrito pelo chefe do executivo como um “Elefante Branco” que precisa de atenção. A estrutura, construída parcialmente na década de 1950 e nunca concluída, ficou sem a contrapartida social prometida, e permanece sem uso definido impactando negativamente a região central. Mainardi solicitou o apoio do deputado para transformar o Calçadão em um espaço mais atrativo e funcional para a população bageense.
Uma solução para a Usina de Candiota
Um dos temas que mais impactam a região, está próximo de receber uma notícia bastante esperada pela comunidade. Foi confirmada uma Medida Provisória que prorroga o funcionamento da Usina de Candiota. A minuta já foi encaminhada à Casa Civil pelo Ministério de Minas e Energia e prevê os mesmos critérios adotados anteriormente para o estado de Santa Catarina, agora estendidos ao Rio Grande do Sul e Paraná.
Curso de Medicina
A reunião também tratou do curso de Medicina da Urcamp, onde Pimenta assegurou que estão sendo redobrados os esforços para que Bagé esteja entre os quatro municípios escolhidos para receber novas turmas de graduação na área. Embora os critérios finais sem técnicos, Mainardi e Pimenta acompanham o tema de perto há alguns anos.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi agradeceu o apoio de Pimenta e disse que a sua relação com Bagé tem aberto muitas portas. "O Pimenta tem sido o principal interlocutor do governo federal no Rio Grande do Sul. Todas as demandas que levamos a Brasília, faço questão de pedir a ele uma atenção. Temos muitos projetos para a cidade, e tenho certeza que vamos tirar muita coisa do papel", pontuou.
Foto: Augustho Soares
Comentários: