Em reunião realizada nesta segunda-feira (12) na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, lideranças sindicais e representantes da Minerva Foods realizaram a segunda reunião de negociação visando ao acordo coletivo de trabalho para as plantas frigoríficas de Bagé e São Gabriel. Ao final, as bases foram acertadas, prevendo um reajuste linear (para todos os trabalhadores) de 5,17%, sendo a reposição da inflação do período entre fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, mais 1% de aumento real. A data-base da categoria é 1º de fevereiro.
Além disso, o Piso Salarial ficou definido em R$ 1.889,10. O visa vale para os trabalhadores de Bagé foi estabelecido em R$ 340,00. Também ficou definido o quinqüênio de 2% para cada cinco anos trabalhados de modo ininterrupto para os trabalhadores de Bagé e a manutenção das demais cláusulas do acordo anterior.
"Foi uma negociação longa, cansativa, já que os trabalhadores aguardaram por três meses para a definição do acordo, além de estarem há 15 meses sem reajuste salarial. Não é o acordo que queríamos, mas, dentro das circunstâncias, foi o que podemos conseguir, já que a empresa cedeu em alguns pontos da primeira proposta, que era prejudicial aos trabalhadores", define o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral Jorge.
As diferenças salariais referentes aos meses de fevereiro, março, abril e maio serão pagos na folha referente ao mês de maio (ou seja, até o quinto dia útil de junho).
Fotos: Zilmar Gazzo - STIA/Bagé
Comentários: