Bagé 24 Horas - Sua fonte de notícias na cidade de Bagé - RS

Sexta-feira, 13 de Junho de 2025
Medida Provisória que prorroga atividades de Candiota III pode ser publicada nos próximos dias

Politica
2619 Acessos

Medida Provisória que prorroga atividades de Candiota III pode ser publicada nos próximos dias

Ministro Alexandre Silveira afirmou que a medida está nos “últimos desdobramentos burocráticos”

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em reunião realizada nesta sexta-feira (16), com a presença do prefeito Luiz Fernando Mainardi, vereadores do PT e PSB, e o deputado federal Paulo Pimenta, foi confirmado que a minuta da Medida Provisória que prorroga o funcionamento da Usina de Candiota já foi encaminhada à Casa Civil da Presidência da República. A proposta, que partiu do Ministério de Minas e Energia, prevê os mesmos critérios já adotados para o estado de Santa Catarina, estendendo agora os benefícios aos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

Durante o encontro, os parlamentares participaram de uma videoconferência com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que afirmou que a medida está nos “últimos desdobramentos burocráticos”. Segundo ele, “essa é uma necessidade do povo gaúcho, e nós temos sensibilidade com esse tema”.

O deputado Paulo Pimenta reforçou que o tema vem sendo acompanhado de forma permanente. “O texto da medida provisória está pronto. Agora estamos trabalhando para que a Casa Civil encaminhe ao presidente o mais rápido possível. É uma vitória construída com mobilização e união de forças políticas da região”, afirmou.

O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou a importância da medida para a economia regional e alertou para os impactos de um possível fechamento da usina. “Estamos falando de milhares de empregos diretos e indiretos que seriam comprometidos. O presidente Lula inaugurou essa usina, e o seu governo não pode permitir que ela feche. Precisamos pensar em meio ambiente com responsabilidade social”, afirmou. Mainardi também defendeu a criação de um grupo de trabalho para planejar uma transição energética justa, envolvendo trabalhadores, municípios e governo federal.

Além do tema da usina, a reunião também tratou do curso de Medicina da Urcamp, onde o ministro Pimenta assegurou que estão sendo redobrados os esforços para que Bagé esteja entre os quatro municípios escolhidos para receber novas turmas de graduação na área.

Foto: CGT/Eletrosul

Comentários: