A Vereadora Ana Paula (PT), esteve reunida com a equipe diretiva do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para apresentar uma proposta de mapeamento sobre a realidade das pessoas com deficiência no município. O objetivo é buscar a parceria da universidade para a realização desse levantamento, que servirá como base para a formulação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas, identificando as necessidades e desafios enfrentados por essa população.
Ana Paula foi recebida pelo professor Pedro Dorneles, Diretor do Campus Bagé, pela professora Isaphi Alvarez, Coordenadora Acadêmica, pelo técnico Anderson Araújo, Coordenador Administrativo, e pelo técnico Edson Vernes, Chefe da Secretaria Administrativa. Entre outros detalhes, foram discutidas estratégias para viabilizar o mapeamento.
"A inclusão só acontece de fato quando conhecemos a realidade e trabalhamos para transformá-la. Esse mapeamento será um passo essencial para avançarmos na construção de políticas públicas eficazes para as pessoas com deficiência em Bagé", destacou a Vereadora Ana Paula.
O professor Pedro Dorneles ressaltou a importância da parceria entre a universidade e o poder público para impulsionar ações concretas. “A Unipampa tem um compromisso com a inclusão e com a democratização do ensino superior. Esse mapeamento pode ser um instrumento fundamental para compreendermos melhor as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência e, a partir disso, desenvolver políticas e iniciativas que garantam mais acessibilidade e permanência estudantil”, afirmou o Diretor do Campus.
A expectativa é que esse trabalho comece nos próximos meses e seja concluído antes do fim do ano para apresentação à comunidade e aos órgãos públicos.
Foto: Marcelo Duarte

Comentários: