Em entrevista a uma rádio local, na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito de Bagé, Mário Mena Kalil revelou que foi ameaçado de morte pela decisão de demitir cerca de 300 servidores que ocupavam cargos em comissão na Prefeitura de Bagé. Na última terça-feira (12), Mário Mena anunciou várias medidas de contenção de despesas e destacou a preocupação com o pagamento da folha do funcionalismo em novembro, além do 13º salário aos servidores. Entre elas o corte de diárias, vantagens e horas-extras, com exceção dos serviços considerados essenciais.
No entanto, a medida de maior impacto foi a demissão de CCs. Conforme informações do jornalista Emanuel Miller, o prefeito revelou que desconhecidos,, inclusive, registraram imagens do seu veículo, estacionado junto ao Centro Administrativo.
"Estou muito magoado, estão me ameaçando de morte, eu e minha mulher, inclusive meu carro foi filmado no pátio da Prefeitura e me mandaram as imagens. As pessoas ficaram sete anos e 10 meses e agora por causa de um mês estão ameaçando. Já tomei as providências necessárias, inclusive com registro de boletim de ocorrência", disse.
Nesta quarta-feira (13), o ex-prefeito Divaldo Lara também havia se manifestado sobre os cortes determinados por Mário Mena, enfatizando que "Todas as prefeituras, de alguma forma, enfrentam dificuldades, e isso nunca nos impediu que, ao longo de 7 anos 10 meses e 7 dias, pagássemos salários em dia, dívidas de outros governos, construíssemos obras históricas e valorizássemos servidores com avanços e concursos. Não tem motivo para ser diferente na minha ausência, nestes últimos 50 dias".
A ameaça de morte é considerada crime no Brasil. Está prevista no artigo 147 do Código Penal, que trata do crime de ameaça. A lei define como crime "ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave". A pena pode incluir detenção de um a seis meses ou multa.
Se a ameaça envolver violência ou risco real à integridade da pessoa, a situação pode se agravar, podendo envolver outros crimes como lesão corporal, tentativa de homicídio, entre outros, dependendo da gravidade e das ações associadas.
Comentários: