O professor Guilherme Frederico Marranghello, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, foi eleito presidente da Sociedade Internacional de Planetários (SIP), através de votação virtual realizada em dezembro. Ele é o primeiro latino-americano a ocupar o cargo em mais de 50 anos de história da instituição.
Com a eleição, Marranghello ocupará o cargo de presidente-eleito, ou seja, assume uma posição de transição e preparação, durante os anos de 2025 e 2026, assumirá como presidente nos anos de 2027 e 2028 e, posteriormente, será presidente-passado, continuando na liderança em uma posição de consultoria, nos anos de 2029 a 2030.
Diretor do Planetário da Unipampa de 2016 a 2023, o professor Guilherme contribuiu com a educação e com a divulgação científica. Marranghello ressalta que “desde cedo passamos a escutar de pessoas que trabalham com planetários que já possuem 20, 30, 40 ou mais anos de história, que fazíamos um trabalho único, maravilhoso e com uma equipe super reduzida. De repente, passamos a escutar isso em outras línguas, em inglês, francês, alemão.’’
O cargo de presidente eleito assumido pelo professor Marranghello é um marco de extrema importância, não apenas para o Planetário da Unipampa, mas também para toda a comunidade de planetários da América Latina, que terá uma maior representatividade. Para Guilherme, atualmente membro do comitê executivo do planetário da Universidade, “quando um de nós passa a ocupar uma posição dessas, mostra que o trabalho que desenvolvemos na Unipampa não é apenas um trabalho de qualidade em nível estadual ou nacional, mas é reconhecido internacionalmente. É a visibilidade da Universidade.”
A relação do cargo assumido por Marranghello na SIP com a Unipampa também se reflete no impacto sobre o processo de internacionalização, uma das prioridades da Universidade. “Sempre somos muito cobrados nas questões de internacionalização. Esse cargo contribui significativamente, pois gera colaborações internacionais, novas cooperações, novos parceiros e novas possibilidades para a Universidade e para a comunidade acadêmica,” explica o professor.
Sobre suas expectativas em relação ao mandato, Guilherme revela estar apreensivo, mas motivado: “ser o primeiro latino-americano a ocupar esta posição, em mais de 50 anos de história da SIP, é um grande desafio, ainda mais com as expectativas de promover maior participação da comunidade latino-americana e valores como diversidade e educação. Acredito muito na educação e em seu poder transformador, e espero que possamos construir um futuro ainda melhor para os planetários e suas comunidades.”
Foto: Divulgação / Diones Noggueira


Comentários: