Bagé 24 Horas - Sua fonte de notícias na cidade de Bagé - RS

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024
Projeto da Unipampa Bagé obtém nota máxima para a 21ª SNCT

Educação
311 Acessos

Projeto da Unipampa Bagé obtém nota máxima para a 21ª SNCT

A proposta foi contemplada no âmbito da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O projeto "Biomas Brasileiros: um caminho para sustentabilidade", que teve coordenação da professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, Cristine Schwanke, foi um dos destaques no Rio Grande do Sul da Chamada nº 08/2024, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta foi contemplada no âmbito da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), linha destinada a eventos de abrangência intermunicipal, e obteve nota máxima em todos os critérios avaliados, além de conquistar o máximo de recursos destinados para esta categoria: R$50 mil. O tema da 21ª SNCT 2024 é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Com nota máxima alcançada no estado, o projeto evidencia sua relevância e qualidade na promoção da ciência e da sustentabilidade. A professora Cristine Schwanke destaca a importância da iniciativa: "Apesar de ter elaborado o projeto, esse resultado só foi alcançado com o suporte dos colegas do Campus Bagé da Unipampa e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) de Santana do Livramento, que fazem parte da equipe", explica. Para a professora, o trabalho em equipe e a cooperação entre instituições são indispensáveis para alcançar o resultado obtido.

O projeto, que busca promover o conhecimento sobre os biomas brasileiros e suas relações com a sustentabilidade, é visto como uma importante ferramenta para a conscientização ambiental e o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Por meio de eventos intermunicipais, a iniciativa pretende levar ciência e educação a diversas comunidades, fortalecendo a relação entre a pesquisa acadêmica e a sociedade.

Conforme os envolvidos na iniciativa, o apoio financeiro recebido será fundamental para a execução das atividades previstas. A proposta almeja sensibilizar a população sobre a importância da biodiversidade e também fomentar a troca de conhecimentos entre diferentes setores da sociedade, buscando a inovação e contribuindo para um futuro mais sustentável.

EVENTO

A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024, que ocorre no Campus Bagé, é destinada a estudantes do Ensino Básico, Técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de estar aberta a toda a comunidade. As inscrições são gratuitas. A organização prevê, em parceria com municípios vizinhos, a possibilidade de transporte para grupos de alunos e escolas interessadas até Bagé, além de promover deslocamentos dentro da cidade, garantindo um grande evento de integração e aprendizado.

Do dia 17 a 19 de outubro, serão realizadas diversas atividades tradicionais da Unipampa como parte da programação da SNCT. Ao longo do ano, outras iniciativas serão promovidas, como projetos escolares de Ciência e Tecnologia (C&T), o Bemspampa, visitas técnicas e oficinas com agendamento. As oficinas são: produção de biodiesel, máquinas de fluido, arborização e sustentabilidade, programação de jogos (ocorre no IFSul de Santana do Livramento) e prática de plataformas de prototipagem. Além disso, seminários sobre arborização serão realizados de forma on-line em de 2024.

PROGRAMAÇÃO

Em Bagé, o evento terá uma programação diversificada, incluindo palestras, oficinas e Mostra Científica e Tecnológica (MC&T), que apresentará projetos de ensino, pesquisa e extensão focados na biodiversidade e em inovações tecnológicas. A agenda inclui, ainda, a Feira das Profissões e sessões de cinema na praça, com exibições públicas de vídeos, filmes e documentários sobre a biodiversidade dos biomas brasileiros e o projeto das árvores lunares. O público também poderá aproveitar apresentações musicais ao longo do evento.

O grande destaque da abertura da SNCT será o replantio da "Árvore Lunar", símbolo marcante do avanço científico e da exploração espacial. O projeto, liderado pela NASA em parceria com instituições de pesquisa e botânicos, tem como objetivo replantar mudas originárias de sementes levadas à Lua durante a missão Apollo 14, em 1971.

Essa iniciativa, que une ciência, história e preservação ambiental, tem ganhado repercussão global. As chamadas "Moon Trees" estão sendo replantadas em diversas regiões do mundo, reafirmando o legado da exploração espacial e seu impacto no conhecimento humano.

Comentários: