Uma das estruturas mais solicitadas pelos bageenses teve um passo gigantesco dado na tarde desta segunda-feira (14), em Porto Alegre. A coordenadora de Relações Institucionais do Gabinete do Prefeito, Sônia Gomes Leite, anunciou que o projeto para a construção do Posto Avançado de Criminalística de Bagé foi concluído e aprovado e já está com recurso assegurado pelo Governo do Estado.
Passaram pelo Palácio Piratini cinco governadores diferentes, desde o primeiro dia até agora, para que Bagé garantisse o Posto Avançado de Criminalística de Bagé na cidade. Com todas as fases concluídas nesta etapa, tanto pelo estado como pelo Governo Municipal, o projeto, agora, passa para a Secretaria Estadual de Obras e Habitação para que seja elaborado o edital para processo licitatório.
Como o projeto foi indicado pelo Governo (qual?) dentro do programa Avançar, que envolve iniciativas para acelerar o crescimento econômico e incrementar a qualidade da prestação de serviços à população, o investimento de R$ 2,5 milhões está garantido para esta obra.
A diretora do Departamento de Perícias do Interior do IGP-RS, Marguet Mittmann, falou sobre a conquista. “Estamos muito felizes e orgulhosos que, depois de muitos anos, o projeto do Posto Avançado de Criminalística de Bagé está concluído. Temos que comemorar este passo porque, muito em breve, colocaremos a primeira pedra da execução do projeto e cortaremos a fita comemorativa”, declarou.
Outro ponto a ser destacado é que não será mais necessária a permuta de terreno. Anteriormente, seria necessário que alguma empresa tivesse interesse na área em troca da construção do prédio. Agora, com a verba assegurada, isto não é mais necessário, diminuindo o tempo para o início da obra.
“Estou muito feliz e emocionada. Muitos falaram que era politicagem e que não aconteceria, mas aqui está a prova que era uma luta verdadeira. Não veremos mais o corpo de um familiar jogado no chão, aguardando perícia de outra cidade” afirmou Sônia, o principal nome, desde quando era vereadora, para que a construção do posto fosse efetivado.
Cintia Lima Schaan, arquiteta do IGP-RS, lembrou do trabalho feito pelo município. “Em 2017, o prefeito Divaldo Lara assinou um termo de cooperação em que o início do trabalho ficaria em Porto Alegre e Bagé faria os projetos complementares. Só assim foi possível a continuidade das etapas necessárias”, destacou.
No projeto está prevista a instalação de posto de identificação, posto médico legal com necropsia e atendimento clínico e lesões e perícia criminalística.
Divaldo comemorou o avanço. “Toda equipe do IGP tem nos dando muito suporte para que as cidades da região da campanha realizem este grande sonho que não é só da Sonia Leite, mas de todos os bageenses que já sofreram por ficar aguardado deslocamento de outros municípios”.
Sônia fez questão de destacar nomes de pessoas que foram fundamentais para que o objetivo fosse alcançado. “O médico Paulo Salim, que desde o primeiro momento esteve junto comigo nesta luta e que também está emocionado com a garantia da obra. Também agradeço ao empenho do, agora, deputado federal Pedro Westphalen que também foi um parceiro de todas as horas”, salientou.
A coordenadora também agradece ao secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, Ronaldo Hoesel, e a toda equipe técnica da pasta, com o destaque para Pedro Caetano, que iniciou liderando as primeiras fases, e para Alexandre Vedooto, que atualmente ocupa o cargo de coordenador de projetos.
“E, claro, ao nosso prefeito que prometeu que seria uma prioridade do Governo esta estrutura e que esteve em várias reuniões trabalhando pelo projeto e pela obra”, finalizou Sônia.
Fonte