Bagé 24 Horas - Sua fonte de notícias na cidade de Bagé - RS

Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
Rede pública gaúcha de ensino bate recorde histórico de inscrições no Enem 2024

Educação
696 Acessos

Rede pública gaúcha de ensino bate recorde histórico de inscrições no Enem 2024

Participação de concluintes do Ensino Médio que farão o exame passa de 34% em 2023 para 86% neste ano

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Rio Grande do Sul alcançou uma marca histórica ao registrar o maior percentual de inscritos do Estado em uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na rede pública de ensino, que abrange escolas estaduais e municipais. Ao todo, 86% dos concluintes do terceiro ano do Ensino Médio realizarão as provas, que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. O resultado superou o recorde anterior, de 2013, que era de 83% de participação. Em relação a 2023, ano em que a porcentagem foi de 34%, o crescimento no engajamento dos estudantes foi de 52 pontos.

Os dados foram confirmados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame. A secretária de Educação, Raquel Teixeira, comemorou a notícia, atribuindo os números ao esforço coletivo que reuniu a comunidade escolar para incentivar as inscrições.

“Esse recorde é uma resposta clara dos nossos jovens ao desafio de reconstruir o futuro do nosso Estado. Eles aceitaram o chamado e estão prontos para transformar suas vidas por meio da educação", ressaltou Raquel.

O Rio Grande do Sul tem 1.106 escolas estaduais de Ensino Médio, que atendem a 273.115 estudantes, sendo que 71.673 estão cursando o terceiro ano.

A mobilização foi intensificada na última semana, com o Mutirão Enem 2024. Coordenada pela Secretaria de Educação (Seduc) em conjunto com as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), a série de iniciativas buscou estimular a participação e o engajamento de estudantes de todas as regiões do Estado. Com o slogan “Nenhum aluno fica para trás”, as ações do mutirão foram criadas de forma colaborativa com as comunidades escolares.

Estudantes, professores, diretores e equipe diretiva estiveram envolvidos em ações de conscientização, que incluíram atividades de divulgação, montagens de estações de inscrição em áreas comuns das escolas e nas salas de informática, além de iniciativas de incentivo desenvolvidas pelos próprios alunos, como vídeos para as plataformas digitais.

Ministério da Educação amplia prazo de inscrição

O Ministério da Educação permitirá que estudantes do Rio Grande do Sul ainda não inscritos realizem suas inscrições entre 16 e 21 de junho, pelo site do Inep na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). As inscrições para os estudantes do Estado permanecem com isenção de taxa.

Comentários: