Bagé 24 Horas - Sua fonte de notícias na cidade de Bagé - RS

Sexta-feira, 13 de Junho de 2025
Reunião busca auxiliar Fundação Geriátrica José e Auta Gomes

Bagé
1112 Acessos

Reunião busca auxiliar Fundação Geriátrica José e Auta Gomes

Entidade está desde maio está com suas contas bancárias bloqueadas por decisão judicial

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pepe Vargas (PT), estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (9) com a diretoria da Fundação Geriátrica José e Auta Gomes. A agenda teve como foco auxiliar em soluções possíveis para a situação da entidade vinculada à Santa Casa de Caridade, que desde maio está com suas contas bancárias bloqueadas por decisão judicial.

A fundação, dentre as entidades assistenciais que possuem convênio com a Prefeitura, é a que recebe o maior valor. Somente este ano, serão repassados R$ 360.690,00 pelo Governo Municipal. No entanto, como as contas estão bloqueadas, a instituição não consegue acessar este e outros recursos, correndo o risco de suspender o atendimento a 48 idosos e deixar 36 funcionários sem receber salários. O município informa que todos os repasses da prefeitura estão em dia até o bloqueio das contas da entidade.

Durante o encontro, Mainardi reforçou o compromisso da Prefeitura em buscar soluções para a entidade, dando apoio jurídico e fazendo uma possível interlocução com o judiciário. Além disso, a equipe da Prefeitura também auxiliou buscando informações e descobriu que as contas da entidade estão bloqueadas, pois o judiciário ainda não recebeu todos os documentos necessários para comprovar que entre os recursos bloqueados há fontes de repasses públicos e são destinados a manutenção da entidade.

"Mesmo que a fundação não seja ligada à prefeitura e sim à Santa Casa de Caridade, estamos solidários com a atual diretoria, pedindo que eles façam a defesa da instituição e que reúnam as condições para provar que não há nenhum sentido neste bloqueio”, afirmou.

Também participaram da reunião a procuradora Geral do Município, Thirzá Zanetti e o secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso (Smasi), Marlon Monteiro. A Prefeitura informou que colocou seu corpo técnico à disposição da entidade.

Foto: Gabriel Marques

Comentários: