Um grupo de 180 famílias de trabalhadores rurais sem terra iniciou, na manhã desta terça-feira, um acampamento em duas áreas no município de Pedras Altas. As famílias, que vieram de Hulha Negra, estavam acampadas na cidade há mais de um ano, junto a outros integrantes do movimento da região sul.
De acordo com Angélica Silveira, do Correio do Povo, 30 famílias se estabeleceram na Fazenda Vila Nova, local que está em processo de vistoria pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), conforme informou Ildo Pereira, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
As demais 140 famílias ocuparam a Fazenda Santa Angélica. “Ao todo, são cerca de 400 pessoas. Estamos dialogando com um dos proprietários para que parte da propriedade possa ser destinada a um possível assentamento do MST”, declarou Pereira, destacando que a ocupação foi feita de forma pacífica.
Com o lema "Natal com Terra", o movimento iniciou uma vigília sem data para terminar, reforçando a reivindicação pelo assentamento de 1,5 mil famílias sem terra que ainda aguardam regularização no Rio Grande do Sul.
Foto: Ildo Pereira, MST, CP
Comentários: