Bagé 24 Horas - Sua fonte de notícias na cidade de Bagé - RS

Sabado, 18 de Janeiro de 2025
Unipampa Bagé promove Mostra Práticas Vocais Coletivas nesta terça-feira

Educação
328 Acessos

Unipampa Bagé promove Mostra Práticas Vocais Coletivas nesta terça-feira

A ação está vinculada ao curso de licenciatura em Música da Universidade

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promoverá, no dia 10 de dezembro, a Mostra de Práticas Vocais Coletivas. O evento, promovido pelas professoras da Unipampa, Luana dos Santos e Lúcia Teixeira, e pela professora estadual, Lygia Azambuja, ocorre no auditório do Campus Bagé e é organizado pelo programa de extensão “Baque do Pampa”. A programação está marcada para iniciar às 19h30 e o encerramento ocorrerá às 21h30. A ação está vinculada ao curso de licenciatura em Música da Universidade. O ingresso será solidário, com arrecadação de alimentos não perecíveis e de higiene pessoal para a aldeia Pindó Mirim.

A Mostra de Práticas Vocais Coletivas Intervocalidades reúne grupos de diferentes posicionamentos sociais, processos de resistência, lutas, dores e avanços. Segundo a professora Luana, esse espaço oportuniza “mobilizações múltiplas no que se refere às vozes da inclusão e diversidade cultural comprometida eticamente com a sociedade”. O termo “Intervocalidades”, conforme explica a professora, é utilizado para “relacionar-se com a busca por convergências sonoras e sociais, por meio da interculturalidade crítica”.

Nesta edição, a programação envolve apresentações musicais do grupo adulto do Baque do Pampa; do coral do Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé (IMBA); do grupo de estudantes deficientes do Centro de Reabilitação e Apoio (CRA) de Candiota; e, do coral Mbyá Guarani da aldeia Pindó Mirim de Bagé. 

 O projeto de extensão “Baque do Pampa”

“Todo mundo pode cantar”. A partir desta premissa, o projeto de extensão “Baque do Pampa: praticas vocais coletivas na Unipampa”, Campus Bagé, reúne pessoas da comunidade, oferecendo-lhes espaços de aprendizagem musical através da voz, do canto em grupo, sem pré-requisitos e “apenas com vontade de cantar”. São dois grupos: infantil e adulto. Os dois grupos têm acolhido convites para apresentações musicais, realizadas na Unipampa e em outros espaços da cidade de Bagé, principalmente em espaços educativos e/ou atividades culturais.

O Baque do Pampa realiza seus ensaios todas as quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, nas salas 4303, 4304 e 4307 do Campus Bagé. As inscrições são abertas regularmente nos inícios de semestre.

Comentários: