O temporal que atingiu Bagé na manhã de segunda-feira (23), assustou os moradores da região pela força do vento que passou. Conforme dados do governo do Estado, Bagé foi a cidade que teve a maior velocidade de vento registrada no RS. O vento chegou a atingir 101 km/h no pico do temporal. Em Dom Pedrito, município vizinho, o vento atingiu 81 km/h.
Diversos municípios reportaram destelhamento de casas, especialmente em zonas rurais, além de alagamentos pontuais. As equipes de Defesa Civil municipais atuam para atendimento das ocorrências. A Defesa Civil aponta risco de elevação em arroios e rios menores, com possíveis inundações em corpos hídricos sem monitoramento, além de risco de alagamentos em perímetros urbanos, em decorrência da quantidade elevada de chuvas em pouco tempo para os próximos dias.
Números da região pós temporal:
- Bagé: 26 pessoas desalojadas. Postes de luz caídos e queda de árvores. Número final de casas atingidas não foi informado.
- Candiota: chuvas intensas ocasionaram queda de árvores.
- Pinheiro Machado: residências destelhadas, alagamentos pontuais e árvores caídas. Ainda não foi informado quantitativo.
- Piratini: quatro residências destelhadas em área rural, alagamentos
- Caçapava do Sul: chuva intensa e dez casas destelhadas.
Maiores rajadas de vento das últimas horas:
Bagé: 101,0 km/h
Canguçu: 88,0 km/h
Caçapava Do Sul: 87,0 km/h
Dom Pedrito: 81,0 km/h
Comentários: