O prazo para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR 2025) encerra-se no dia 30 de setembro. A obrigação é válida para proprietários, titulares ou possuidores de imóveis rurais, sejam pessoas físicas ou jurídicas, incluindo usufrutuários, condôminos e inventariantes.
Quem não realizar a declaração no prazo ficará sujeito a multa e juros sobre o imposto devido e enfrentará diversas restrições, como a impossibilidade de transferir o imóvel rural (em casos de venda, troca, permuta ou inventário), dificuldades para acessar financiamentos agrícolas e a negativa de emissão da Certidão Negativa de Débitos (CND) pela Receita Federal.
Em Bagé e região, o Sindicato Rural está oferecendo suporte especializado para os produtores. O presidente da entidade, Milton Domingues Brasil, destaca que equipes estão disponíveis de segunda a sexta-feira na sede do Sindicato, em Bagé, para auxiliar na entrega da declaração dentro do prazo sem multas.
Além da sede, o Sindicato também realizará atendimentos itinerantes:
-
Segunda-feira: escritório da Colônia Nova;
-
Terça-feira: Hulha Negra, nas dependências da Secretaria de Ação Social (CRAS);
-
Quarta-feira: Candiota – pela manhã na Secretaria de Desenvolvimento Rural e à tarde no escritório da Coopampa.
“Estamos preparados para orientar todos os sócios e demais produtores rurais da região. O importante é não deixar para a última hora”, reforça Milton Brasil.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no Sindicato Rural de Bagé, pelo telefone (53) 3242-9565, ou com o presidente pelo número (53) 99976-9146.
Foto: Reprodução
Comentários: